27 a 29 de maio 2016
Barra Shopping Sul
Porto Alegre, RS

Entrada Franca

INSCRIÇÕES

Inscreva-se e receba
novidades sobre a
BioNat Expo 2016.

Festival de Gastronomia Orgânica

A nova ideologia mundial marca o nascimento de uma época de reconhecimento e respeito à finitude e aos limites dos recursos naturais planetários e permitirá, provavelmente, uma transformação cultural do ser humano. O consumidor da nova década busca alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, práticas ambientais sustentáveis, prestigia marcas com certificação, postura ética e ambiental, aspecto essencial à motivação de compra.

Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas nocivas à saúde. Solos balanceados e fertilizados com adubos naturais produzem alimentos nutritivos e saborosos pois conservam vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Consumindo produtos orgânicos, protegemos nossa saúde, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural.

O Festival de Gastronomia Orgânica e Sustentabilidade na Cozinha do RS, acontece de 27 a 29 de novembro, durante a 8a. BioNat Expo, no Centro Cultural Usina do Gasômetro. A primeira edição, em novembro de 2014, com o apoio do GT de Gastronomia do Estado, foi um sucesso de público, integração e cultura. Começou bem e se firma como atividade importante da BioNat Expo!

Propõe despertar nos participantes a vontade de mudar hábitos alimentares, práticas cotidianas na cozinha e de conexao com a produção dos alimentos que vai à mesa;

Promove e divulga a culinária e a produção orgânica de alimentos, ingrediente indispensável à gastronomia de hoje, e o encontro de cozinheiros e chefs com produtores, seus produtos e consumidores;

Incentiva o uso e preparo de cardápios com aproveitamento integral dos alimentos, preservando as melhores características nutricionais e gastronômicas do alimento, à cozinhar com produtos regionais e da estação, às práticas de consumo que nao poluem.

As oficinas e aulas-show, com demonstrações práticas, são comandadas por profissionais reconhecidos na gastronomia, preocupados com a qualidade dos alimentos, a procedência e certificação dos produtos, o desperdício, os sabores e saberes tradicionais esquecidos, os novos ingredientes e preparo, a diversidade da produção.

Aberto ao público e gratuito o Festival de Gastronomia Orgânica e Sustentabilidade na Cozinha do RS, integra profissionais da gastronomia, nutrição, educação e saúde com produtores e consumidores e as diversas formas da culinária orgânica: vegetariana, macrobiótica, crudívora, fast food, gourmet.

+ Leia mais

Parceiros

  • Itaipu
  • Água Boa

Apoio

  • Prefeitura de Porto Alegre
  • Ecoamos
  • Ecoamos