27 a 29 de maio 2016
Barra Shopping Sul
Porto Alegre, RS

Entrada Franca

INSCRIÇÕES

Inscreva-se e receba
novidades sobre a
BioNat Expo 2016.

Ecochefs terão o desafio de criar pratos inovadores e saudáveis na 8a BioNat Expo

Ecochefs terão o desafio de criar pratos inovadores e saudáveis na 8a BioNat Expo

Projeto Ecochefs na Feira é um dos atrativos do evento realizado em Porto Alegre,
neste ano em novo endereço: o BarraShoppingSul..
Seis dos mais renomados chefs do Brasil estarão na BioNat Expo - Feira de Produtos Orgânicos. Cada um deles comandará um quiosque gastronômico no Projeto Ecochefs na Feira, um dos atrativos deste ano do evento. A BioNat Expo será realizada no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 10h às 21h. O espaço dedicado à gastronomia sustentável e saudável terá cerca de 50 m².
Arika Messa, Alexandre Baggio, Carla Souza, Andrea Schein, Julio Ritta, e Jonas Moroszuk são conceituados chefs e cozinheiros profissionais, que trabalham e promovem os princípios da ecogastronomia. Eles serão desafiados a criar, durante os três dias do evento, um circuito de pratos de vanguarda, inovadores, saudáveis, acompanhados de vinhos e sucos utilizando alimentos vindos da agricultura orgânica, livres de agrotóxicos. O objetivo é promover e difundir a cultura do alimento bom, limpo, acessível a todos, com preços populares, em estilo ‘comida de rua’.
O Projeto EcoChefs na Feira defende e promove os princípios da ecogastronomia. O movimento valoriza a cozinha sustentável do início ao fim da cadeia produtiva do alimento, a biodiversidade regional, tradicional e ancestral, a alimentação saudável, com produtos orgânicos, ingredientes frescos, locais e sazonais, alinhada aos cuidados com a preservação do meio ambiente.
Os EcoChefs terão papel importante no evento. Além de oferecer comida orgânica e vegana ao público visitante, ajudarão a formar o paladar dos consumidores para os produtos orgânicos ofertados pelos expositores, já que o consumidor é permeável à opinião e à influência de um chef, considerado detentor do bom paladar, transmitindo confiança e certificando a qualidade do produto. Normalmente separados, chefs, cozinheiros e produtores ocupam espaços diferentes na cadeia do alimento. A BioNat Expo quer integrar e contribuir para tirar esses dois atores dos seus lugares sociais de origem, oportunizando o encontro dos chefs com produtores e consumidores.
Os chefs terão a missão de equilibrar a relação entre produção e consumo, ajudando o produtor a escoar a produção e a formar o paladar do consumidor, através de novas receitas e maneiras de aproveitar os alimentos de cada estação. O projeto nasce com a possibilidade de atuar em grandes eventos, feiras, praças e outras formas de promoção, integrando produtores, chefs, cozinheiros, jovens, crianças e consumidores ao percurso do alimento saudável, da terra ao prato.
LANÇAMENTO VEGETARIANO – A chef Thina Izidoro é outra especialista em cozinha orgânica que estará na BioNat Expo. Ela virá do Rio de Janeiro para lançar em Porto Alegre seu livro Cozinha da Thina - A chef que levou o vegetarianismo puro à gastronomia. A obra apresenta os princípios e benefícios da culinária vegana e traz preparações deliciosas e práticas para quem já segue essa filosofia ou para aqueles que se interessam por ela, além de dicas para facilitar a rotina e manter uma alimentação saudável e equilibrada à base de vegetais, frutas, sementes, fibras e grãos. As sugestões de lanches, pratos principais e sobremesas apresentadas mostram que abrir mão de ingredientes de origem animal não é só um caminho viável como também uma opção mais sustentável e com grandes reflexos na saúde. Mais informações: info@bionatexpo.com.br.

Assessoria de Imprensa:
Jornalista Adriane Costa | (51) 8484 5869 | adriane.costa@noticiaemdobro.com.br
Jornalista Marta Araujo | (51) 9365 3864 | marta.araujo@noticiaemdobro.com.br
Escritório | (51) 3035 2248 | 3035 2118 | contato@noticiaemdobro.com.br

 


Voltar

Parceiros

  • Itaipu
  • Água Boa

Apoio

  • Prefeitura de Porto Alegre
  • Ecoamos
  • Ecoamos